Ioga para dançarinos

Por Jessica Innes.

Desestressar e alongar - duas coisas das quais os dançarinos precisam de uma boa dose!

A inspiradora coreógrafa Mia Michaels expressamente apontou que “quando seu espírito dançar, seu corpo o seguirá”. Às vezes, é mais fácil falar do que fazer em um mundo de audições, lesões e esforços físicos com imagens conscientes. Yoga é praticado desde 3000 aC e é baseado na palavra sânscrita que significa “juntar, unir e anexar” referindo-se à conexão do corpo e da mente. O resultado é uma capacidade ininterrupta de expor nossas almas como dançarinos com confiança, intuição e liberdade de movimento.



Existem muitas formas diferentes de Yoga e todas oferecem benefícios únicos, porém os resultados de Ashtanga Vinyasa Yoga em relação aos dançarinos, flexibilidade, força e equilíbrio são notáveis. Ashtanga yoga começa com uma série de saudações ao sol como aquecimento. Isso permite que o sangue flua pelo corpo, eliminando as toxinas e aquecendo o centro e as extremidades. Em seguida, uma série de “Asanas” [poses] são realizadas tanto em pé quanto sentado. As posturas em pé se concentram no equilíbrio, concentração, alinhamento e resistência e, quando feitas corretamente, podem resultar em muito suor! Como dançarinos, sempre precisamos trabalhar esses pontos fortes essenciais. As posturas sentadas permitem um alongamento profundo para melhorar a flexibilidade, bem como a clareza da mente. Dança e Yoga têm uma relação evidente uma com a outra, já que um dos Asanas em pé é chamado de 'Natarajasana', que significa 'Senhor da Dança'.

Além dos aspectos físicos, os exercícios de respiração profunda chamados “Pranayama” permitem que os dançarinos olhem para dentro e liberem a tensão. Não importa quais sejam suas crenças espirituais, reservar um momento para sentar, respirar e relaxar só pode ser bom para você. Os exercícios respiratórios não precisam ser um ato espiritual, a menos que você pretenda que sejam.

Aqui está um exercício respiratório simples que você pode tentar em casa:

  • Sente-se confortável com as pernas cruzadas. Feche os olhos e descanse as mãos nos joelhos, as palmas voltadas para cima.
  • Respire naturalmente para permitir que seus pulmões se encham confortavelmente e, em seguida, expire lentamente.
  • Continue a fazer isso enquanto faz a contagem regressiva de suas respirações de 50 a 0. Cada vez, visualize mais de suas tensões e preocupações desaparecendo de seu corpo a cada expiração.
  • Se sua mente divagar para os sons ao seu redor ou outros pensamentos, traga-a de volta ao centro com calma e concentre-se na respiração. Observe como é a sensação da respiração no lábio superior ou como o diafragma se expande a cada inspiração.
  • Quando chegar a 0, desfrute da sensação de serenidade que alcançou antes de abrir lentamente os olhos.

Como acontece com qualquer forma de exercício físico, é importante lembrar de trabalhar em seu próprio nível e não exceder suas próprias limitações físicas. O Yoga é projetado para alongar suavemente o corpo, portanto, mover-se lentamente para dentro e para fora das posições é essencial. Também é fundamental ser honesto consigo mesmo e nunca forçar a barra a ponto de doer. Você deve sentir a tensão do alongamento se dissipar gradualmente à medida que seu corpo se acomoda nele. Quanto mais regularmente você faz ioga, mais rápido você verá melhorias em sua força e flexibilidade.

Para muitos de nós, relaxar significa sentar em frente à TV ou ler um livro, mas da próxima vez que você quiser relaxar, tire seu corpo e mente de férias e experimente uma aula de ioga em sua região.

Foto superior: pose do “Senhor da Dança”

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