Os dançarinos devem evitar o leite?

Por Emily C. Harrison MS, RD, LD
www.dancernutrition.com

As tendências alimentares vêm e vão, e a última moda envolve evitar ou limitar os laticínios. Leite e todos os produtos lácteos são historicamente considerados o alimento perfeito da natureza, mas alguns pesquisadores de nutrição não acreditam que isso seja verdade. As recomendações atuais do governo dos EUA são consumir três porções de laticínios por dia. É disso que o corpo realmente precisa ou é isso que a indústria de laticínios deseja? Aqui, pretendo apresentar brevemente os dois lados do argumento para que os dançarinos possam tomar uma decisão mais informada por si próprios.

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O lado bom dos laticínios
Uma xícara de leite com 1% de gordura contém apenas 100 calorias, mas uma porção completa de proteínas. Whey e Caseína são as duas principais proteínas do leite. Outros nutrientes essenciais encontrados em produtos lácteos são cálcio, fósforo e potássio, e muitos leites são fortificados com vitaminas A e D. Esses são nutrientes importantes para dançarinos, e a proteína whey ajuda na recuperação de exercícios intensos. Alguns estudos sugeriram que os produtos lácteos podem ajudar na perda de peso quando combinados com uma dieta saudável e exercícios. Os probióticos adicionados ao iogurte aumentam o sistema imunológico e são bons para a saúde gastrointestinal.



Alguns problemas com laticínios
O pesquisador de nutrição T. Colin Campbell, PhD, publicou recentemente seu livro 'The China Study', no qual apresenta vários estudos que não apenas demonstram que o leite não é o alimento perfeito da natureza, mas que na verdade está ligado a sérios problemas de saúde. Ele apresenta evidências que sugerem uma ligação entre a caseína, a proteína do leite e o câncer em estudos com animais e em grandes estudos populacionais. Outros estudos mostram uma relação entre produtos lácteos e diminuição da função imunológica, mais infecções de ouvido em crianças e maior risco de doenças autoimunes, como diabetes tipo I e esclerose múltipla. Na prática, vejo alguns clientes de nutrição escolherem evitar laticínios porque fazem seus estômagos doer ou porque têm objeções filosóficas ou ambientais sobre como as vacas são tratadas ou recebem hormônios e antibióticos.

Proteína
Algumas pessoas consideram o teor de proteína dos laticínios uma boa razão para consumir laticínios ou suplementos de proteína de soro de leite. Essas proteínas são excelentes fontes de aminoácidos para a construção muscular; no entanto, a maioria dos dançarinos obtém muita proteína apenas com a dieta. A ingestão excessiva de proteína, particularmente por meio de proteína animal ou shakes ou pílulas de proteína suplementar, foi associada à perda de cálcio no corpo. Como os dançarinos já correm alto risco de fraturas por estresse, a última coisa que você quer fazer é encorajar seu corpo a extrair cálcio dos ossos consumindo mais proteína do que o corpo precisa.

Saúde óssea
Os laticínios por si só não são a resposta mágica que esperávamos na prevenção de ossos fracos. Sim, o cálcio é um mineral muito importante para dançarinos. Mas também é encontrado em verduras, brócolis, amêndoas, leite de amêndoa, sementes de gergelim, leite de soja e tofu. Os dançarinos precisam se certificar de que comem uma variedade de fontes de cálcio todos os dias e não dependem apenas de laticínios. Esses alimentos vegetais também estimulam o sistema imunológico e podem ajudar a prevenir doenças. Portanto, se você é sensível aos laticínios, tome cuidado para obter cálcio de outras fontes.

Alergia a produtos lácteos
Uma das alergias ou intolerâncias alimentares mais comuns é ao leite de vaca. Uma intolerância é a incapacidade de digerir a lactose, o açúcar do leite. O corpo pode sentir dor de estômago ou gases porque não produz a enzima lactase adequada. No entanto, uma alergia é uma reação imunológica a uma proteína do leite. Algumas pessoas podem ser muito sensíveis a essas proteínas e algumas podem nem saber disso. O eczema atópico é um exemplo de reação do sistema imunológico à alergia alimentar.

Se os dançarinos decidirem consumir laticínios, recomendo limitar o consumo. Escolha uma variedade de fontes de cálcio e opções com baixo teor de gordura, e nunca consumir leite cru ou não pasteurizado.

Para mais leituras, consulte:
Campbell TC, Campbell TM. O Estudo da China. BenBella Books, Dallas Texas. 2006.

Emily Harrison
Emily Cook Harrison MS, RD, LD
Emily é uma nutricionista registrada e possui bacharelado e mestrado em nutrição pela Georgia State University. A pesquisa de sua tese de mestrado foi em bailarinos de elite e nutrição e ela tem experiência no fornecimento de serviços de nutrição para controle de peso, nutrição esportiva, alimentação desordenada, prevenção de doenças e alergias alimentares. Emily foi dançarina profissional por onze anos com o Atlanta Ballet e várias outras companhias. Ela é uma educadora de dança e mãe de dois filhos pequenos. Ela agora dirige o Centro de Dança, Nutrição e Estilos de Vida Saudáveis. Ela pode ser contatada em www.dancernutrition.com

Foto superior: © Valentyn75 | Dreamstime.com

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