Alongamento seguro - dicas e conselhos

Por que os dançarinos se alongam?
Como dançarinos, adoramos nos alongar. Queremos ser flexíveis para que possamos alcançar movimentos e posições de dança avançados, e mesmo dançarinos que já são flexíveis geralmente trabalham para se alongar ainda mais. Somos ensinados a sempre nos alongar quando nos aquecemos para uma aula ou uma apresentação. Mas estamos agindo em nosso próprio interesse?

Gostamos de pensar que sabemos muito sobre alongamento, mas na verdade o alongamento não é muito bem compreendido. Existem muito poucas pesquisas que nos dizem como isso deve ser feito da melhor maneira, e algumas pesquisas recentes até mostraram que o alongamento antes da atividade pode de fato aumentar a probabilidade de lesões. Então, onde isso nos deixa?

A flexibilidade é certamente importante, mas precisamos alcançá-la da maneira mais segura possível. Neste artigo, veremos o alongamento com segurança.



O que estamos realmente esticando?
Quando nos alongamos, geralmente pensamos nos músculos. É certamente aqui que você se sente dolorido nos dias seguintes a uma intensa aula de alongamento. Mas, na verdade, há muito mais do que isso. Para sermos flexíveis, na verdade precisamos de tudo nas partes do corpo que movemos para podermos esticar e deslizar um pelo outro. Isso inclui os músculos, os tendões nas extremidades dos músculos, os ligamentos das articulações, os nervos e a fáscia (pronuncia-se fash-ee-ah) que é o tecido fino que envolve, sustenta e conecta todas as estruturas em o corpo. Muitos pequenos movimentos em todos esses lugares diferentes se somam para fazer o movimento geral maior que você está realizando. Quando você move ou estica, todas essas partes podem entrar em ação.

Como podemos tirar mais proveito do alongamento?
Aqui estão algumas diretrizes gerais que podem ajudar a tornar o alongamento mais seguro e eficaz:

Aquece primeiro
Apenas alongar-se não aquece, e nem mesmo um banho quente. Você precisa fazer pelo menos 5 a 10 minutos de atividade aeróbica e versões mais suaves dos movimentos que fará em sua rotina antes do alongamento. Você deve aquecer ainda mais durante os meses frios. Aumente gradualmente a intensidade e depois passe para o alongamento. Logo após a dança é um ótimo momento para se alongar, pois você já está aquecido.

Todos os grupos musculares
Alongue todos os grupos musculares que usará, em todas as direções e movimentos que fará na dança.

Lento e suave
Alongue-se lenta e suavemente, até sentir um alongamento, mas nunca dor e nunca 'pular'. Alongar-se muito, ir muito rápido ou 'saltar' pode desencadear reflexos nos músculos, o que os faz enrijecer enquanto o corpo tenta se proteger. Isso não vai ajudá-lo a alongar-se e, na verdade, pode causar lesões. Uma pesquisa recente mostrou que alongar com muita força antes da atividade pode até torná-lo mais sujeito a lesões. Procure uma intensidade moderada e respeite o seu corpo.

Respirar
Continue respirando enquanto se alonga, devagar e com calma. Nunca prenda a respiração.

Alinhamento
Sempre faça seus alongamentos com o alinhamento correto.

Relaxar
Fique relaxado enquanto faz o alongamento. É fácil ficar tenso ao trabalhar duro, mas você estará lutando contra si mesmo.

Força e controle
Não force grandes mudanças em sua flexibilidade por um curto período de tempo. É inútil tornar-se flexível sem construir a força e o controle para ser capaz de usá-lo, pois isso pode causar dor e lesões. Busque uma melhora constante, mas gradual, e também trabalhe na força e no controle durante outros tempos de aula, como trabalho de canto (progressões) no jazz e trabalho de barra e centro no balé.

Se estiver se alongando e sentir que pode ter se machucado, pare imediatamente, aplique gelo por 10 minutos e descanse. Não use calor e não volte a se alongar ou dançar. Se continuar dolorido, coloque o glacê por 10 minutos, a cada duas horas. Se a dor não tiver passado completamente no dia seguinte ou se você estiver preocupado, consulte um fisioterapeuta o mais rápido possível.

Por Samantha McKenzie, fisioterapeuta
Samantha McKenzie é fisioterapeuta / fisioterapeuta registrada e dançarina ao longo da vida.

Este artigo é fornecido de boa fé e é simplesmente uma ferramenta para auxiliar dançarinos e professores. Quaisquer ações tomadas em resposta a este artigo não são de responsabilidade da Dance News International LLC, Dance Informa Pty Ltd, seus diretores ou jornalistas.

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