Preocupações de Keto: A dieta de Keto é insegura para dançarinos?

Dieta Keto

A dieta cetônica, abreviação de cetogênica, é a variação mais recente de uma dieta pobre em carboidratos, com uma variação de que ela recomenda a ingestão de altos níveis de gorduras na dieta. As alegações sugerem que essa dieta da moda pode ajudar com peso e melhorar o desempenho, mas os dançarinos devem dar uma olhada mais profunda nas consequências metabólicas e de desempenho antes de adotar essa dieta.

O que “ceto” significa mesmo?

Uma dieta cetônica sugere que as pessoas comem 70-80% de suas calorias com gorduras e apenas 5-10% com carboidratos. Em contraste, o American College of Sports Medicine (ACSM) recomenda que 25% das gorduras e 55-60% das calorias venham dos carboidratos.



Parte da confusão com essas dietas vem de um mal-entendido sobre o impacto positivo que carboidratos bem escolhidos têm no corpo, tanto no desempenho quanto no controle de peso. Quando os nutricionistas falam sobre carboidratos como boas fontes de energia, geralmente nos referimos a frutas, vegetais, grãos inteiros, aveia, quinua, feijão e ervilha, não necessariamente farinha branca e biscoitos. Nem todas as fontes de carboidratos são criadas iguais, mas todas fornecem ao corpo energia prontamente disponível.

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Em geral, o corpo tem melhor desempenho criando combustível para células que trabalham duro, metabolizando carboidratos, gorduras e proteínas ingeridos. Os dançarinos também usam o glicogênio armazenado para estimular a atividade. No entanto, durante um período de fome, combustível inadequado ou ingestão muito baixa de carboidratos, o corpo ainda precisa encontrar uma maneira de obter energia. Nesse estado, o corpo metaboliza os ácidos graxos e os três compostos que se formam são chamados de corpos cetônicos. Este mecanismo de sobrevivência, chamado cetose, ajuda a garantir que haja algum tipo de combustível para as células, mesmo que não seja a situação metabólica ideal para o corpo. Uma dieta do tipo cetônico visa colocar intencionalmente o corpo em cetose, o que pode aumentar a acidose e potencialmente resultar na perda de sódio e potássio na urina (entre outros problemas). Para atletas, uma dieta cetônica requer um período de três a quatro semanas em que o corpo tem que se adaptar ao uso de gorduras como energia. Esta dieta não é como um interruptor de luz que você pode simplesmente ligar e desligar. Os defensores desta dieta dizem que a cetose é uma coisa boa, mas seu corpo pode estar sentindo o contrário, e não é um estado natural por um longo período de tempo.

Como uma dieta cetônica pode afetar o desempenho de uma dançarina?

Os dançarinos se envolvem no tipo de atividade que significa que vamos ao máximo, depois fazemos uma pausa e voltamos ao máximo por um tempo curto, mas intenso. Por causa disso, usamos carboidratos e glicogênio armazenado como nossa fonte de energia preferida. Embora existam estudos que podem indicar uma melhora preliminar no desempenho atlético ou pelo menos não uma redução no desempenho com uma dieta cetônica, eles geralmente falham em pesquisar um atleta que seja semelhante a dançarinos e não conduzem a pesquisa por um período de tempo longo o suficiente. para ver a queda de longo prazo no desempenho ou recuperação de peso que provavelmente ocorrerá com o tempo. Por exemplo, um estudo publicado em ginastas que mostra que essa dieta não tem redução nas medidas de força. Este estudo teve apenas oito participantes e apenas os manteve na dieta por 30 dias1. Antes de acreditarmos em uma postagem de blog ou na interpretação de um estudo pela mídia, precisamos nos aprofundar um pouco mais.

De acordo com o Dr. Dan Benardot PhD, DHC, RD, LD, FACSM, nutricionista, membro do ACSM, ex-diretor do laboratório para desempenho de atletas de elite e especialista de renome internacional em nutrição esportiva, “As dietas ceto não fornecem o substrato energético mais usado (carboidrato) na atividade de alta intensidade em que os dançarinos estão envolvidos. Isso provavelmente resultará em menor armazenamento de glicogênio (o combustível de alta intensidade necessário aos dançarinos), resultando em desempenho reduzido nos dias subsequentes de dança (ou seja, quarta-feira será pior do que terça-feira, quinta-feira será pior do que quarta-feira, etc.) ”. Temos anos de excelentes pesquisas mostrando os efeitos de melhoria do desempenho de carboidratos cuidadosamente escolhidos, portanto, forçando o corpo a mudar sua fonte de energia de carboidratos complexos para gorduras, acabará mudando um dançarino a longo prazo. Não é que um dançarino não deva ter gorduras em sua dieta. Não podemos ficar presos a uma mentalidade de 'tudo ou nada'. Desfrutar de fontes dietéticas de gorduras de abacate, nozes, sementes, azeite de oliva, óleo de sementes / nozes como óleo de girassol ou óleo de noz, por exemplo, é saudável e completamente bom, mesmo para dançarinos pensando no seu peso.

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Uma dieta cetônica pode ajudar no controle de peso ou perda de gordura?

Os defensores da dieta cetônica afirmam que, ao comer principalmente gordura, essa abordagem leva à diminuição da massa de gordura corporal porque a dieta “queima mais gordura”. No entanto, esta visão míope não leva totalmente em consideração vários fatos metabólicos. Uma dieta cetônica, como muitas dietas com baixo teor de carboidratos, pretende colocar o corpo em um estado de balanço energético negativo, o que significa que a pessoa está simplesmente comendo menos calorias do que está usando. Em curto prazo, consegue-se a perda de peso. Em minha experiência de trabalho com dançarinos, vi alguns chegarem a extremos de muito baixas calorias com esses tipos de dietas da moda, que saem pela culatra com baixos níveis de energia, aumento do risco de lesões e ganho de gordura a longo prazo porque o corpo se adapta à restrição calórica nível. De acordo com o Dr. Benardot, “a termogênese adaptativa (ou seja, a adaptação do corpo a uma ingestão inadequada de energia) geralmente leva seis meses ou mais. Os estudos que não chegam a tanto tempo muitas vezes perdem o peso de rebote, que muitas vezes é um subproduto inevitável das dietas de baixa caloria. ” Pense nisso. Quantas pessoas você conhece que fizeram uma dieta da moda (provavelmente com baixo teor de carboidratos) e acabaram ganhando peso ou porcentagem de gordura corporal depois de um ano ou mais?

A melhor maneira de controlar o peso a longo prazo é limitar o açúcar refinado, refrigerantes e junk food e, em vez disso, abastecer-se de alimentos ricos em nutrientes e fibras, como grãos inteiros (minimamente processados), aveia, quinua, feijão, ervilha, sementes, nozes, frutas e vegetais, todos com carboidratos e que contribuem para a saúde a longo prazo. Com isso como uma base dietética, os dançarinos podem adicionar duas a três porções de gorduras e proteínas adicionais, se necessário. Um padrão alimentar de refeições / lanches menores, mas mais frequentes, regularmente ao longo do dia também é fundamental. “A perda de peso é a métrica errada para avaliar o sucesso de uma dieta. A métrica apropriada é a perda de gordura. A menor ingestão calórica de dietas cetogênicas provavelmente reduz a massa magra e gorda. Perde-se peso, mas também a relação força-peso, o que torna a dança mais difícil. Estudos que demonstram o sucesso de uma dieta devem medir a perda de gordura e a manutenção da massa magra ”, afirma Benardot. O que significa que se os dançarinos querem ser fortes, ter músculos bem definidos e ter gordura corporal relativamente baixa, uma dieta restrita, de jejum, ceto ou de baixo teor de carboidratos não é a maneira de conseguir isso.

Quais são as consequências a longo prazo de uma dieta rica em gorduras / baixa em carboidratos?

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Os fãs dessa dieta sugerem que ela pode ser ingerida indefinidamente, mas e quanto à saúde do coração? Com as doenças cardíacas sendo a causa de morte número um no mundo ocidental, essa não é uma consideração pequena. Qualquer dieta que sugira que bacon e manteiga estão bem, mas lentilhas e bananas não são, é problemática desde o início. Pesquisas sobre as pessoas que vivem mais tempo na Terra nas Zonas Azuis mostram que suas dietas costumam ter até 70% do total de calorias de carboidratosdois.

Benardot avisa que as consequências metabólicas de uma dieta cetônica vão além dos problemas de controle de peso. “As dietas ceto requerem que uma quantidade substancial de proteína seja usada para satisfazer as necessidades energéticas. Isso requer que a proteína seja desnitrogenada, resultando em maior nitrogênio da uréia no sangue (BUN), que é tóxico e deve ser excretado. Isso coloca uma grande pressão sobre os rins para excretar mais uréia (nitrogênio), resultando em maior produção de urina e maior risco de desidratação. ” A desidratação é especialmente problemática em dançarinos, pois começa com fadiga e equilíbrio prejudicado e piora a partir daí.

Outro problema com dietas com baixo teor de carboidratos / alto teor de gordura e baixo teor de carboidratos / alta proteína é a densidade mineral óssea reduzida e o risco aumentado de fraturas por estresse. Benardot avisa: “A ureia que se forma e deve ser excretada é ácida. Os rins retêm mais cálcio ionizado sérico para neutralizar essa acidez, mas como isso poderia aumentar a acidez sérica (potencialmente perigoso), o cálcio é retirado dos ossos para repor o cálcio sérico perdido na urina. Isso reduz a densidade mineral óssea e aumenta o risco de fraturas por estresse. ”

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Uma vez que as fraturas por estresse são lesões tão comuns em dançarinos, esta é mais uma razão pela qual uma dieta cetônica não é adequada para nossa área. Além disso, feijão, verduras e laticínios com baixo teor de gordura são fontes importantes de cálcio e não são uma parte significativa de uma dieta cetônica.

Origens:
Agradecimentos especiais ao Dr. Dan Benardot por suas contribuições para este artigo. Encontre-o em www.foodandsport.com .

  1. Paoli A, et al. A dieta cetogênica não afeta o desempenho de força em ginastas artísticas de elite. J sociedade internacional de nutrição esportiva. 2012 jissn.biomedcentral.com/articles/10.1186/1550-2783-9-34
  2. As Zonas Azuis. www.bluezones.com

Emily Harrison, nutricionista de dançaPor Emily C. Harrison MS, RD, LD de Nutrição para grandes desempenhos.

Emily Cook Harrison MS, RD, LD
Emily é uma nutricionista registrada e possui bacharelado e mestrado em nutrição pela Georgia State University, EUA. A pesquisa de sua tese de mestrado foi em bailarinos de elite e nutrição e ela tem experiência no fornecimento de serviços de nutrição para controle de peso, nutrição esportiva, alimentação desordenada, prevenção de doenças e alergias alimentares. Emily foi dançarina profissional por onze anos com o Atlanta Ballet e várias outras companhias. Ela é uma educadora de dança e mãe de dois filhos pequenos. Ela agora dirige o Centro de Dança, Nutrição e Estilos de Vida Saudáveis. Ela pode ser contatada em emily@dancernutrition.com
www.dancernutrition.com

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