Estou dorido! O que agora?

Por Laura Di Orio de Dance Informa .

José Manuel Carreno

Como dançarino, você está constantemente usando seu corpo de novas maneiras. Talvez você tenha sido desafiado em uma aula realmente difícil. Ou talvez sua empresa tenha começado a ensaiar um novo repertório. Talvez você tenha feito uma aula moderna que incorporou uma tonelada de pliés profundos. Não é de se admirar, então, que haja alguns dias em que você acorda, dá o primeiro passo para fora da cama e pensa: 'Eu sou tão dolorido ! '

Então, o que significa estar “dolorido”? E o que você deve fazer a respeito? Aqui, Dance Informa fala com Marissa Joseph, CSCS, fundadora da Treinamento de Linhas de Trabalho .



O QUE É “SORENESS”?

Joseph diz que os cientistas têm opiniões diferentes sobre o que está acontecendo em seu corpo quando você sente dores. Alguns acreditam que a dor pode vir de pequenas rupturas nas unidades contráteis da fibra muscular. Outros acreditam que a sensação de feridas pode na verdade ser psicológica.

“Seja qual for o caso”, diz Joseph, “sentir-se 'dolorido' geralmente constitui uma sensação de rigidez e dor na barriga muscular devido ao uso excessivo. A dor geralmente surge na parte da manhã após um ensaio ou treino difícil ou em qualquer lugar entre 24 e 48 horas após. ”

Marissa Joseph, fundadora do treinamento Working Lines

Joseph conduz workshops sobre a importância do treinamento de força para dançarinos. Foto cortesia de Marissa Joseph.

ALONGAR OU NÃO ALONGAR?

Para um dançarino, pode ser tentador esticar o braço quando você se sente dolorido. Pode parecer “bom”, ou talvez o alongamento tenha acabado de se tornar parte da sua rotina de aquecimento. Alongar-se, entretanto, pode não ser a melhor maneira de curar a dor, embora dependa do grau de dor.

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“Se for correto que a dor é realmente causada por microrrupturas no músculo, o alongamento estático, como sentar-se em uma divisão, provavelmente causará mais danos a esse tecido”, ressalta Joseph.

Em vez disso, Joseph recomenda reservar algum tempo para fazer alguns alongamentos dinâmicos suaves: saudações ao sol, dobrado na segunda posição, dobrado na sexta posição enquanto em uma curvatura para a frente, estocadas para a segunda.

“Isso vai começar a aquecer o corpo durante o alongamento e trazer o fluxo sanguíneo para a área”, acrescenta ela. “O sangue carrega nutrientes que ajudarão a reparar os tecidos.”

Se você estiver muito dolorido, a ponto de contrariar seu movimento, Joseph o aconselha a não se alongar totalmente.

NÍVEIS DE SORENESS

Dependendo do nível de sua dor, o modo de tratamento pode ser diferente. Se a sua dor for muito leve, Joseph diz que é seguro começar o dia de dança normalmente, mas com um aquecimento mais longo. Se a sua dor for moderada, ela recomenda dar a si mesmo tempo suficiente para se alongar dinamicamente e fazer alguns exercícios. Nesse nível, Joseph também sugere evitar movimentos extremos. Se a sua dor está em um nível desconfortável e causa desconforto quando você se move, ela aconselha aplicar gelo no músculo e tirar o dia de folga, sem nem mesmo alongar ou espuma rolando .

Um dia de folga pode parecer quase um sacrilégio para os dançarinos, mas pode ser o melhor remédio para dores intensas. “Uma vez que um dançarino começa a mudar seu movimento para trabalhar ao redor de um músculo dolorido, ele corre um risco maior de se machucar”, acrescenta Joseph. “Eu sei que é tentador trabalhar com a sua dor, mas certifique-se de dar um descanso ao seu corpo quando ele pedir! Quando seu músculo para de doer, geralmente você está bem para começar sua rotina normal novamente. ”

Alongamento para dores musculares

A fundadora do Working Lines Training, Marissa Joseph, diz que o alongamento nem sempre é o melhor remédio para os músculos doloridos. Foto cortesia de Marissa Joseph.

EVITANDO A SORENESS?

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Como dançarino, que está constantemente explorando o movimento ou praticando um conjunto de passos repetidamente, você tende a ficar dolorido. Faz parte do jogo. Essa dor inevitável, no entanto, pode ser uma coisa boa!

“Você notará que, com um novo estímulo ou estresse diferente, seu corpo geralmente reagirá ficando dolorido”, diz Joseph. “Quando seus músculos se adaptam a um novo regime ou rotina, no entanto, você se torna mais forte e não deve mais sentir dores. Acho que é bom ficar dolorido às vezes. Geralmente significa que você está desafiando seu corpo. Quanto mais desafiamos fisicamente nossos corpos, mais fortes eles se tornarão! ”

SORE PERIGO

Certifique-se de verificar continuamente o seu corpo e preste atenção ao grau de sua dor.

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“Se a sua dor persistir por muito mais do que 48 horas, um dançarino deve começar a se preocupar”, diz Joseph. “Pode ser que ele ou ela realmente tenha lesionado o músculo. Além disso, se o dançarino começar a sentir dores agudas, ele deve procurar a ajuda de um profissional de saúde. ”

Foto (topo): © Softdreams | Dreamstime.com

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