Hidratação para dançarinos

Por Emily C. Harrison MS, RD, LD

Mesmo uma desidratação leve pode afetar o desempenho. Manter-se hidratado é extremamente importante para o desempenho de um dançarino, porque os primeiros sinais de desidratação são fadiga e falta de equilíbrio. Na verdade, a sede só entra em ação depois que o corpo perde 1 a 2 litros de água. Se você está com sede, então você já está desidratado.

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A ciência:



A água representa aproximadamente 60% do peso corporal e é o maior componente do corpo humano. Os músculos que trabalhamos tanto para desenvolver como dançarinos (músculos esqueléticos) são cerca de 73% de água, seu sangue é cerca de 93% de água e até mesmo ossos e dentes contêm um pouco de água. A água é crítica para manter a homeostase dentro do corpo e importante nas milhares de funções bioquímicas e fisiológicas pelas quais nossos corpos passam todos os dias. A água auxilia na digestão e é importante nos sistemas de transporte e eliminação do corpo.

Superaquecimento e desempenho:

É importante para os dançarinos saber que estar devidamente hidratado ajuda a evitar o superaquecimento do corpo. Ajudar o corpo a promover a perda de calor durante uma dança completa melhorará o desempenho atlético e ajudará na recuperação. Isso é especialmente importante para dançarinos que usam fantasias quentes e se apresentam sob as luzes do palco. As perdas de suor durante a apresentação podem ser significativamente maiores do que durante o ensaio da mesma peça. É por isso que beber regularmente (mesmo pequenos goles regulares) é um hábito importante durante um show.

Quanto é realmente necessário? Uma dançarina pode obter fluidos de outras coisas além da água?

O American College of Sports Medicine recomenda que os atletas (todos sabemos que dançarinos são atletas) comecem seus exercícios já hidratados com cerca de 17 onças de bebida ingeridos antes de começar. Em seguida, beba 5-10 onças a cada 20 minutos ou mais. Isso significa que sua garrafa de água reutilizável deve ser sua companhia constante no estúdio ou nos bastidores. Cada dançarino é um pouco diferente, mas dançarinos de nível pré-profissional e profissional devem ter como objetivo cerca de 2.800-3500ml (94-117 oz) de fluidos todos os dias. Isso é cerca de 12 a 15 xícaras. Cerca de 20-25% virá de alimentos como frutas e vegetais, mas cerca de 80% vem do que você bebe. Procure obter a maior parte de seus fluidos através da água, mas sucos, bebidas esportivas e até mesmo chá e café podem ser contados para esse objetivo. Alguns dançarinos descobrem que misturar 50% de bebida esportiva com 50% de água em suas garrafas reutilizáveis ​​os ajuda a passar por longos ensaios ou aulas. Isso ocorre porque as bebidas esportivas contêm uma fonte de energia prontamente disponível (calorias) e eletrólitos que são perdidos no suor.

Mas eu quero algo além de apenas água ...

Evite a desidratação comendo muitas frutas e vegetais. Considere melão, abóbora, laranja, maçã, pêra, uva, verduras e saladas, além de bebidas como chá, picolés de frutas inteiras, bebidas esportivas, smoothies, leite de soja, leite de amêndoa e iogurtes.

E quanto à cafeína?

A cafeína nos deixa mais acordados e é conhecida por melhorar o desempenho atlético. Mas pode haver muito de uma coisa “boa”. A cafeína é um estimulante do sistema nervoso central, não uma fonte de energia. Sim, a cafeína também pode promover a perda de água e os dançarinos devem limitar a cafeína, mas essas bebidas ainda podem contar para sua ingestão diária. Eu sempre recomendo limitar ou evitar refrigerantes. Eles são bombas de calorias vazias e podem enfraquecer os ossos. Uma xícara de café está bem, mas ficar muito nervoso não ajuda na sua dança.

Portanto, seja bom para o seu corpo e para a terra, levando sua garrafa de água reutilizável com você para todos os lugares e enchendo-a com frequência.
Emily Harrison
Emily Cook Harrison MS, RD, LD
Emily é uma nutricionista registrada e possui bacharelado e mestrado em nutrição pela Georgia State University. A pesquisa de sua tese de mestrado foi em bailarinos de elite e nutrição e ela tem experiência no fornecimento de serviços de nutrição para controle de peso, nutrição esportiva, alimentação desordenada, prevenção de doenças e alergias alimentares. Emily foi dançarina profissional por onze anos com o Atlanta Ballet e várias outras companhias. Ela é uma educadora de dança e mãe de dois filhos pequenos. Ela agora dirige o Centro de Dança, Nutrição e Estilos de Vida Saudáveis. Ela pode ser contatada em www.dancernutrition.com

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