Como melhorar a participação com segurança

Concurso Internacional de Ballet Genée 2013. Foto de Andy Ross.

Comparecimento a cento e oitenta graus. Todo mundo quer. Infelizmente, no entanto, apenas uma pequena parte dos dançarinos nasce com algo ainda próximo disso. E para a maioria dos demais, a estrutura esquelética natural “atrapalha” esse sonho.

Mas é possível para um dançarino aumentar sua participação e alongar e fortalecer a estrutura do quadril para maximizar a participação. Para ajudar a explicar por que os dançarinos, especialmente os bailarinos, precisam de comparecimento em primeiro lugar, e como eles podem fazer com segurança melhorando o comparecimento, Dance Informa recorre a Nancy e Allegra Romita. Nancy faz parte do corpo docente do departamento de dança da Towson University e, juntas, ela e Allegra fundaram a abordagem somática chamada Functional Awareness®: Anatomy in Action .

Por que acabar?



Turnout, ou rotação lateral do quadril, não é necessariamente importante em todos os estilos de dança. É, no entanto, certamente o cerne da estética do balé e de muitas outras formas de dança. Quando você gira para fora (do quadril), pode fornecer uma base de apoio mais estável através do pé, explica Nancy.

Os formadores de dança da Towson University usam discos giratórios na barra de balé para aumentar a participação. Foto de David Merino.

Os formadores de dança da Towson University usam discos giratórios na barra de balé para aumentar a participação. Foto de David Merino.

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Existe uma limitação de participação para cada dançarina?

“Turnout de cento e oitenta graus é a capacidade de girar cada quadril individual 90 graus para cada lado”, diz Allegra. “O resultado são os dedos dos pés apontando diretamente para o lado, direito e esquerdo. Esta é uma condição extremamente rara na articulação do quadril. ”

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Quando os dançarinos forçam esse desvio e tentem atingir essa posição, eles estão aplicando muita ação rotacional nas articulações dos joelhos, tornozelos e pés. Isso, por sua vez, na verdade desestabiliza o joelho e o tornozelo e pode resultar em lesões.

“Há muitas considerações quando se trata de melhorar a participação”, acrescenta Nancy. “Alguns são estruturais e outros funcionais ou relacionados ao uso habitual do corpo. Os fatores esqueléticos incluem a estrutura e a face do acetábulo, ou encaixe do quadril, o comprimento, a forma e o ângulo do colo femoral e a elasticidade do ligamento iliofemoral. Embora esses fatores não possam ser melhorados, as estruturas de tendões e músculos podem suportar a rotação lateral de uma pessoa com a vantagem máxima com o treinamento. ”

Fatores que podem inibir ou diminuir o turnout incluem alinhamento pélvico desequilibrado, ponta anterior da pelve, o ato de segurar ou dobrar a pelve, tensão em qualquer músculo do quadril e uso excessivo de músculos que você não precisa.

“Pode-se trabalhar profissionalmente como dançarino e contribuir melhor para o campo da performance de dança trabalhando dentro de suas considerações de sua própria estrutura e maximizando uma abordagem neuromuscular equilibrada a fim de estabilizar a perna para a ação”, diz Allegra.

Quais são algumas maneiras de melhorar a participação com segurança?

A palavra chave é com segurança . Nancy compartilha que os dançarinos podem melhorar o turnout com segurança treinando igualmente os músculos da rotação medial (ou rotação interna), bem como a rotação lateral (ou rotação externa).

“O treinamento deve ser uma combinação de fortalecimento e alongamento de toda a estrutura do quadril”, acrescenta ela. “Muitos dançarinos apenas praticam alguns exercícios para melhorar a participação e, ao fazer isso, criam um desequilíbrio que anula todos os seus esforços.”

Como um exemplo de exercício eficaz, Nancy observa que na Towson University, a professora de balé Catherine Horta Hayden faz seus alunos usarem Discos rotadores de corpos balanceados dentro do trabalho da barra de balé. Este exercício demonstrou melhorar a participação dos alunos e a estabilidade da perna em pé ao manter a participação durante a ação.

Embora possa parecer útil passar a maior parte do tempo em uma posição virada para fora para acostumar o corpo a ser assim, o uso excessivo dos músculos virados pode na verdade sair pela culatra.

Graduados em dança da Towson University, integrando discos giratórios às aulas para aumentar a participação. Foto de David Merino.

Graduados em dança da Towson University, integrando discos giratórios às aulas para aumentar a participação. Foto de David Merino.

'Fazer não andar, ficar em pé e dormir o dia todo, todos os dias ”, aconselha Allegra. “Permita que seu corpo se mova em direção ao equilíbrio, voltando à posição neutra. Isso dará ao seu corpo a oportunidade de liberar a tensão desnecessária, recrutar para a ação muscular adequada e se recuperar. ”

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“Se a estética da forma de dança requer rotação lateral (externa), os dançarinos devem ser encorajados a se concentrar em maneiras saudáveis ​​e biomecanicamente inteligentes de atingir o máximo de participação”, acrescenta Nancy. “Continuar a considerar uma pelve neutra e utilizar os rotadores laterais profundos do quadril ajudará a melhorar a participação e a manter a participação saudável a longo prazo”.

Trabalhe dentro de sua estrutura.

“'Perfeito', ou 180 graus, o comparecimento é um ideal irreal para a maioria dos dançarinos e pode causar dores e lesões no quadril, joelhos e tornozelos”, enfatiza Nancy. “Trabalhe dentro de sua estrutura física. Uma ferramenta de medição quantitativa para o comparecimento é chamada de Pegada Funcional. ”

Functional Footprints® são pequenas placas que têm um design giratório para colocar o eixo de rotação na origem de seu desvio - o quadril. Este exercício irá treinar os dançarinos para usar sua rotação de maneira adequada e também apresenta um indicador de grau para verificar a simetria de ambas as pernas.

Além disso, Nancy e Allegra incentivam os dançarinos a aumentar sua participação, liberando tensões desnecessárias. Suas dicas incluem:

  • Solte os músculos do quadril que não são necessários para a rotação. Uma banda IT apertada e o músculo tensor das fascias lattae frequentemente impedem o recrutamento dos músculos rotadores laterais profundos.
  • Alongue os rotadores medial e lateral do quadril, os isquiotibiais e os flexores do quadril para garantir a resiliência da ação para o turnout. O rolamento da espuma, por exemplo, também pode liberar essa tensão.
  • Práticas somáticas como Functional Awareness®, Bartenieff Fundamentals, Alexander Technique ou Feldenkrais Method são úteis para descobrir a facilidade de ação e para liberar tensões desnecessárias.

Para saber mais sobre o Functional Awareness® de Nancy e Allegra Romita, junto com seus próximos workshops e dicas, visite funcionalawareness.org .

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Por Laura Di Orio de Dance informa.

Foto (topo): Concurso Internacional de Ballet Genée 2013. Foto de Andy Ross.

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