Benefícios para a saúde da dança!

Todos nós sabemos que amamos dançar e que isso nos faz sentir bem, mas será que percebemos o quão bom é para nós? Abaixo estão algumas razões pelas quais dançar é um ótimo treino e muito benéfico para nossa saúde e bem-estar.
Portanto, nunca pare de dançar!

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Nos mantém aparados
A dança queima de 100 a 500 calorias por hora! Os treinos de salsa e dança aeróbica queimam mais calorias, mas o balé pode queimar cerca de 300 calorias por hora.

Apertado e firme
A dança fortalece e tonifica as pernas e o corpo. Se os músculos abdominais centrais estão engajados o tempo todo, como deveriam estar, a dança pode ajudar a construir aquele tanquinho! Principalmente se o trabalho estomacal for incorporado ao aquecimento.



Flexibilidade
A dança constrói e mantém a flexibilidade das articulações e músculos, o que ajuda a prevenir lesões em nossas vidas diárias e nos mantém móveis à medida que envelhecemos.

Ossos fortes
O impacto do movimento e dos saltos realmente ajuda a fortalecer os ossos, auxiliando na prevenção da osteoporose.

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Juntas lubrificadas
O movimento das articulações ajuda a mantê-las móveis e lubrificadas, ajudando na prevenção da artrite.

Força mental e memória
Você já teve que aprender uma rotina rapidamente e depois revertê-la para o outro lado? Este é um ótimo treino para o seu cérebro. A dança melhora a memória, fazendo você relembrar etapas, posicionamentos e padrões. Isso ajuda a manter seu cérebro alerta, rápido e aberto.

Nos mantém jovens
Dançar é um ótimo tratamento anti-envelhecimento, retardando imensamente o processo de envelhecimento, pois beneficia nosso coração, sistema cardiovascular, capacidade pulmonar e bem-estar geral. Também nos ajuda a ter uma aparência jovem, pois nos mantém flexíveis.

Reduz o colesterol ruim
A dança auxilia no controle de lipídios, o que reduz os níveis de colesterol ruim.

Balançado
Na dança, temos que nos equilibrar em muitas posições diferentes regularmente. Isso fortalece nossos músculos estabilizadores e constrói nosso núcleo, mantendo-nos menos propensos a lesões na vida diária.

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Felicidade
A dança eleva nosso humor e nos dá uma sensação de felicidade ao elevar nossos níveis de endorfina. A adrenalina associada aos nervos antes de entrar no palco ou dominar um truque ou levantamento difícil pode ajudar a nos dar uma elevação natural também. Se você estiver se sentindo pra baixo, apenas coloque uma música, levante-se e dance!

Benefícios sociais
Seus parceiros de dança e colegas de aula de dança podem se tornar uma parte importante de sua vida. Você se diverte com eles e compartilha muitas experiências que só os dançarinos entendem. Dançar pode ajudá-lo a construir grandes amizades, pois é recreativo e divertido. Os amigos nos dão apoio, muitas risadas e uma chance de crescer e aprender com os outros.

Reduz o estresse e aumenta a energia
Você sempre quis dançar para fugir do estresse do dia a dia? A dança aumenta o fluxo sanguíneo e reduz a tensão e, em qualquer exercício aeróbico, a dança pode ajudar a aumentar os níveis de resistência e energia.

Referências:
2006, B. Craddock, ‘Benefits of Dancing & Quick Tips para Staying Healthy ’www.dancescape.org
‘Os benefícios da dança para a saúde - incluindo benefícios específicos de diferentes danças’ www.SixWise.com
R Allen, ‘Over 20 Great Benefits of Dancing’ www.rjdance.com

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