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'Dynamic Alignment through Imagery' de Eric Franklin: um estilo de vida de movimento consciente, em um livro

aula de ioga

Você conhece aqueles 'a ha!' momentos em seu treinamento de dança, aqueles momentos emocionantes de compreensão corporificada? Pense nisso por um momento. Para mim, a maioria deles estava ligada a imagens de algum tipo - a algo na vida cotidiana, ou a ver em minha mente algo em minha anatomia se movendo de uma determinada maneira. Aposto que é semelhante para muitos dançarinos por aí.

Eric Franklin's Alinhamento dinâmico por meio de imagens leva esse tipo de processo, de aprender sobre movimento ou técnica de dança através de uma imagem , para um nível totalmente outro de conhecimento, nuance e ação. Na verdade, Franklin sugere que os exercícios do livro sejam incorporados à prática de movimento diária, e a imensidão do que o livro oferece poderia tornar esse tipo de prática de movimento consciente um estilo de vida próprio.

Eric Franklin.

Eric Franklin.



O trabalho começa explicando a história do alinhamento pelo movimento, que - curiosidade - remonta ao Egito Antigo. É intrigante e humilhante aprender sobre pessoas como Lulu Sweigard e Joan Skinner, entusiastas do movimento que ficaram tão fascinados com o potencial da imaginação para guiar as pessoas em direção a movimentos mais saudáveis ​​e funcionais que dedicaram suas vidas a estudar, praticar e ensinar suas próprias metodologias na forma. Outros inovadores nesta área são aqueles que conheço bem - Joseph Pilates e Bonnie Bainbridge Cohen, por exemplo - mas é instigante pensar em como suas formas de movimento e filosofias se encaixam em uma imagem para uma estrutura de alinhamento dinâmico.

A intriga continua no Capítulo 2, que divide as imagens e as abordagens metodológicas para uma postura segura e funcional - a raiz do alinhamento dinâmico. Por exemplo, uma abordagem é imaginar a cabeça apoiada no corpo, enquanto outra é imaginar o corpo pendurado na cabeça. É fascinante praticar isso e notar diferenças sutis no corpo! Os capítulos seguintes fornecem mais noções básicas de imagens para alinhamento e movimento - o porquê, o como, o quê e o onde (como em onde no corpo). Por exemplo, apenas arranhando a superfície da complexidade desta área de estudo e prática é como se pode imaginar a imagem internamente (ver o movimento acontecendo diretamente no corpo conforme afetado pela imagem) ou externamente (ver a si mesmo se movendo com a influência de imagem, como se estivesse assistindo a um filme).

Outros insights desafiaram meu treinamento e experiência como instrutor de movimento / condicionamento físico. Por exemplo, 'co-contração' é uma dica comum no Pilates, destinada a estabilizar o núcleo por meio da contração e integração abdominal profunda - uma que já dei e recebi inúmeras vezes ao ensinar e fazer aulas de Pilates. Franklin, no entanto, acredita que o nível de 'estabilização' que a co-contração cria é na verdade rigidez, e isso não é funcional porque não permite os pequenos ajustes que criam o alinhamento dinâmico. Acredito que questionar preconceitos é intelectualmente saudável. Agora estou inspirado para discutir isso com outros profissionais de movimento / condicionamento físico e ouvir o que eles pensam. Quase sempre apoio a criação de diálogo, porque leva à aprendizagem!

A Parte II também oferece uma quantidade imensa de conhecimento - desde as leis da física que afetam as imagens, o alinhamento e o movimento, a quebra do que realmente significa encontrar o “centro” (certamente significativo para os dançarinos!) E as formas como os músculos e as articulações funcionam. Quando abri este livro, não esperava mergulhar fundo na física e na fisiologia, mas aí está! Tudo isso é acompanhado e visualizado por meio de desenhos encantadores - cartoonish em um sentido positivo: criativo, imagético, memorável e divertido.

O que achei mais desafiador à medida que os capítulos continuam foi a vasta quantidade de informações que Franklin apresenta, incluindo análise detalhada de detalhes essenciais da cinesiologia - como a maneira como as partes da pelve se alargam e estreitam com a flexão e extensão do quadril (e há várias partes se movendo em várias direções diferentes, algo que eu nunca soube!). Desafiar não é necessariamente ruim, é apenas algo a se reconhecer. Os belos desenhos me ajudaram a visualizar e, a partir desse entendimento, as informações que Franklin está dando. Mesmo assim, especialmente em seções longas sem desenhos, pode ser um desafio absorver tudo - e tenho um conhecimento bastante amplo de anatomia. Eu poderia imaginar alguém primeiro aprendendo muito do básico aqui sendo oprimido por tudo isso.

Eric Franklin

Em diferentes graus, isso permaneceu o caso por meio de seções que analisam a anatomia intrincada, cinesiologia e imagens que moldam o movimento e o alinhamento para todas as regiões do corpo - pélvis / quadris / perna superior, joelhos / perna / pés, coluna e centro abdominal, ombros / braços / mãos, cabeça e pescoço, caixa torácica / respiração / órgãos. Ler o livro foi como um mergulho mais profundo na anatomia do que jamais fiz, em um livro que esperava ser sobre alinhamento e imagens.

Informações concretas sobre como a informação influencia a técnica de dança ou a segurança do dançarino sempre ajudaram na compreensão e, enquanto eu lia, queria mais disso. Outros dançarinos focados em sua técnica e arte lendo isso, aposto, sentiriam o mesmo. Por outro lado, levar o aprendizado em anatomia e cinesiologia às vezes fora do contexto da arte da dança pode expandir a compreensão dos dançarinos sobre suas aplicações e implicações - como em seu treinamento cruzado e simplesmente como eles operam seu instrumento quando não estão dançando. Isso é uma coisa saudável e produtiva, eu diria, porque pode levar dançarinos para uma vida mais segura e funcional em seus corpos .

As imagens da vida cotidiana, como um gêiser fluindo de baixo para cima da pélvis para estimular o espaço e a elevação através da pelve e da parte inferior das costas, também pareciam evocativas, acessíveis e memoráveis ​​para mim - e, portanto, eu diria, eficaz. Isso me leva de volta a pensar sobre expectativas e escopo. Como aludido, aprendi muito mais neste livro do que esperava. Além disso, para que ele realmente faça a diferença no meu movimento, em direção a uma maior segurança e funcionalidade, acredito que teria que 1) ler o livro de 400 páginas algumas vezes para obter uma melhor compreensão da quantidade gigantesca de informações apresentadas e 2) incorporar os muitos exercícios à minha prática diária de movimentos.

Eu penso sobre o amplo escopo do que eu poderia adicionar à minha prática de movimento diária com o livro de Franklin, a partir das centenas de exercícios que ele detalha. Isso faz com que o trabalho da imaginação para o alinhamento dinâmico pareça uma prática de movimento própria - além disso, uma forma de compreender e abordar o movimento e o próprio corpo. Como ioga , dança artística ou fitness, pode se tornar um estilo de vida abrangente em movimento. Isso é uma coisa poderosa e significativa.

Por outro lado, para aqueles que desejam apenas um guia rápido para este trabalho, adoraria ver uma versão de 100 páginas deste livro que analisa a anatomia, fisiologia e física básicas envolvidas nele, com alguns exercícios básicos para começar . Talvez Franklin se arrepiasse com a ideia de que ele poderia dizer que o livro seria incompleto e talvez até prejudicial. Independentemente disso, para aqueles que estão pegando Alinhamento dinâmico por meio de imagens pela primeira vez, esteja preparado para obter alguns insights significativos.

Para obter mais informações sobre Eric Franklin, visite franklinmethod.com .

Por Kathryn Boland de Dance informa.

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