Não se estresse

Estresse, dança e dieta alimentar.

Por Paul Vander Straaten

O que é estresse?



De acordo com a Dra. Tamara Hunter *, “estresse é o estado emocional, mental e físico resultante de um desequilíbrio entre sua percepção das demandas que estão sendo colocadas sobre você e sua percepção de suas próprias habilidades para lidar com as demandas”. (Juice Plus Health Education Series, Stress Less Live Longer 2007). Nesse sentido, o estresse é diferente para cada pessoa e a maneira como lidamos com ele é muito significativa em termos de como ele afeta nossa saúde.

Nem todo estresse é ruim. A Dra. Tamara Hunter acredita que existem três tipos principais de estresse.

  1. Eustressé o bom estresse, como conseguir um novo emprego, casar ou começar um evento esportivo. Esse é o tipo de estresse que nos leva a ter sucesso no desempenho de tarefas.
  2. Hipotensãoé o tipo de estresse que nos dá baixos níveis de excitação e se manifesta em um desempenho insatisfatório e / ou procrastinação.
  3. Sofrimentoou estar 'estressado' é quando nosso estado emocional negativo nos faz acreditar que nossa capacidade de lidar com uma determinada situação é inepta. Este é o mau estresse em que, na maioria das vezes, derretemos e falhamos no desempenho da tarefa.

Algumas das respostas físicas ao estresse incluem:

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  • A tensão muscular aumenta
  • A capacidade de resposta imunológica diminui
  • Aumento da respiração, circulação e transpiração
  • A pressão arterial, as gorduras no sangue e os açúcares no sangue aumentam
  • A função gastrointestinal diminui
  • A produção de saliva diminui

Como dançarino, se seus músculos estão tensos demais e sua circulação é muito alta, você simplesmente não alcançará o desempenho máximo e pode se machucar com mais facilidade. Se você se encontra nesse estado, é justo presumir que seu estado mental também não é o ideal.

Quando o seu sistema imunológico não está funcionando adequadamente, o risco de adoecer aumenta. Por sua vez, o risco de perder oportunidades de dança ou desempenho ruim também aumenta.

Às vezes é difícil saber se o estresse é responsável pela supressão imunológica ou se as ações que tomamos quando estamos estressados ​​são as responsáveis. A Dra. Tamara Hunter teorizou os comportamentos do COPS (cafeína, comer demais, me pegar, fumar). Essas são coisas que fazemos em tempos de estresse que são ruins para nós e apenas desafiam nossa saúde a longo prazo.

Hipertensão, derrame, doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e Alzheimer são apenas alguns dos efeitos negativos de longo prazo dos estilos de vida estressantes de hoje. Quando estamos estressados, a oxidação celular do nosso corpo aumenta. Na verdade, o estresse realmente aumenta os danos dos radicais livres às células cerebrais e uma vida inteira de estresse pode aumentar o risco de Alzheimer e demência.

Para combater a oxidação celular, precisamos carregar nosso corpo com antioxidantes. Os antioxidantes retardam o envelhecimento celular e previnem doenças. Encontramos antioxidantes em frutas e vegetais. O estresse oxidativo vence e leva à doença quando não temos antioxidantes suficientes em nosso corpo para compensar a ferrugem celular.

Frutas e vegetais são ricos em nutrientes e contêm milhares de fitoquímicos. Boas fontes de antioxidantes incluem tomate e melancia, que contêm licopeno (um poderoso antioxidante para o cérebro e para a prevenção do câncer de próstata e cervical). Batata doce, cenoura e abóbora são boas fontes de beta-caroteno. Mirtilos, brócolis, maçãs e cebolas são todos ricos em flavonóides. É a ampla seleção de corantes vegetais que dão ao nosso sistema imunológico uma chance de lutar.

A realidade é que no mundo ocidental estamos muito ocupados. Embora todos nós tenhamos coisas diferentes acontecendo em nossas vidas, a única coisa que temos em comum é o estresse e a falta de tempo. Para ajudar a reduzir o estresse, você pode considerar ioga ou exercícios respiratórios (consulte nosso artigo sobre Yoga para dançarinos). Também reserve algum tempo para as coisas que você adora fazer. E, claro, alimente seu corpo com o que ele precisa para crescer e ter um bom desempenho.

Não deixe que o estresse seja a causa de sua saúde debilitada e roube seu amor pela dança. Certifique-se de aproveitar ao máximo cada refeição e incorpore muitas frutas e vegetais em seu plano nutricional diário. Se você quiser dar um passo simples, conveniente e acessível para melhorar sua nutrição de linha de base, visite www.fruitandvegwithjuiceplus.com para começar a usar o suporte nutricional baseado em alimentos integrais Juice Plus.

Dê ao seu corpo o que ele precisa para se livrar do estresse e dançar com facilidade.

Por Paul Vander Straaten
Consultor de saúde e condicionamento físico
Diretor de Healthaddiction Personal Fitness Training

Paul trabalha na indústria de fitness há 9 anos. Seu foco nos últimos 6 anos tem sido a nutrição e a importância dela para alcançar uma saúde ótima. Ele acredita que a nutrição é de vital importância quando se trata de uma boa saúde e que uma dieta baseada em vegetais deve governar nosso plano nutricional diário se quisermos viver mais e com força. Boa saúde é fácil e Juice Plus apenas torna isso ainda mais fácil.

* Dra. Tamara Hunter é fisiologista do exercício e registradora em obstetrícia e ginecologia. Classifique após palestrante nas áreas de gerenciamento de estresse, nutrição, saúde da mulher, imagem corporal e fisiologia do exercício.

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Foto superior: ©Andystjohn|Dreamstime.com

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