8 maneiras de tornar as pontas sem dor

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Se você é um dançarino profissional usando sapatilhas de ponta o dia todo, pode sentir um pouco de dor com o trabalho de ponta. No entanto, é possível que a ponta não sinta dor, especialmente para o iniciante. Se você calçou os sapatos corretamente e atingiu o nível certo de força e mobilidade, não deveria estar sentindo nenhuma dor real. Rain Francis se juntou à renomada fisioterapeuta Lisa Howell da Perfect Form Physiotherapy para trazer a você esta lista de 8 maneiras de fazer pontas sem dor.

1. Obtenha os sapatos certos.

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Sapatilhas de ponta que se encaixem corretamente são absolutamente essenciais. Depois que seus pés pararem de crescer e encontrarem um sapato que funcione para você, pode ser mais conveniente comprá-los online, mas para quem ainda está crescendo e se desenvolvendo, especialmente para os primeiros pares, certifique-se de ver um instalador experiente de sapatilhas de ponta, que tem acesso a uma ampla variedade de estilos. Se o sapato for colocado corretamente, ele ficará firme na parte da frente do pé, mas não deve apertar muito os dedos dos pés, pois isso pode causar unhas encravadas. Se a caixa do sapato for muito larga, o pé deslizará para dentro da caixa enquanto estiver na ponta, pressionando os dedos dos pés, o que pode causar hematomas nas unhas. Se a caixa for muito curta, pode cortar sob a junta do dedão do pé e contribuir para a formação de um joanete. Certifique-se sempre de que as asas do calçado chegam ao nível da junta do dedão do pé. Como o pé de cada pessoa é diferente, não existe um calçado perfeito para todas as dançarinas, e é essencial que todos os alunos de uma escola tenham calçados que se encaixem especificamente em seu tipo de pé individual, mesmo que isso signifique que eles sejam de marcas diferentes.



2. Esteja preparado.

Cada aluno deve passar por uma avaliação pré-ponta com um profissional qualificado, por exemplo, um fisioterapeuta especializado em dança, ou uma aula particular com um professor de dança muito experiente. Isso é importante para garantir que você tenha o alcance e a força necessários antes de tentar o trabalho de pontas. Caso contrário, você corre o risco de se ferir e desenvolver uma técnica incorreta, que pode levar muito tempo para ser corrigida. Seja paciente - se você não passar em sua avaliação de ponta na primeira vez, ouça o conselho de seu avaliador e trabalhe em todos os elementos que são identificados antes de sua próxima avaliação. Pode levar apenas mais seis semanas aderindo aos seus exercícios antes que você seja capaz de obter seu primeiro par de pontas! Referir-se O livro The Perfect Pointe de Lisa Howell para alguns exercícios que realmente ajudarão na sua preparação para o trabalho de pontas.

3. Fortaleça corretamente.

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Peça ao seu professor um programa estruturado para melhorar gradualmente a sua força nas pontas. Não se trata apenas de estar na ponta ou no chão - é imperativo aprender como realmente articular o pé no sapato em cada subida e cada tendu. Trabalhar em uma subida gradativa e ser capaz de controlar sua descida é a parte mais essencial do trabalho de pontas e irá melhorar sua força e técnica, ajudando a prevenir lesões. Para obter mais informações sobre isso, consulte o My Beginner Pointe programa que Lisa desenvolveu com a ex-artista principal do Ballet australiano, Vicki Attard.

4. Use o calçado certo para o seu nível.

Os sapatos que você usa devem ser adequados ao seu nível de trabalho com pontas. Como um novato, enquanto trabalha apenas na barra, um sapato mais macio o ajudará a aprender a articular o pé corretamente no sapato. Quando você passa a fazer coisas como voltas múltiplas no centro, um sapato mais forte e rígido pode ser mais apropriado. Conforme você avança com seu trabalho de pontas, você pode descobrir que precisa de alguns pares de sapatos diferentes - um realmente flexível para trabalho de barra e mais suave, solos mais românticos e um mais forte e mais estável para trabalho de centro, ou variações mais fortes, que requer vários saltos en pointe.

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5. Cuide de seus pés.

A higiene dos pés é extremamente importante, mas muitas vezes negligenciada. Se você não limpar os pés e não cuidar bem das sapatilhas de ponta, corre o risco de ter todos os tipos de doenças, como bolhas, unhas encravadas e infecções fúngicas. Trate as almofadas dos dedos dos pés ou bolsas como meias: retire-as dos sapatos e lave-as com frequência. Você transpira muito e usar o mesmo par de protetores sujos todos os dias sem deixá-los secar pode ser um caminho direto para a dor! Se aparecerem bolhas, certifique-se de lidar com elas de forma higiênica e cubra-as para a aula, em vez de deixar a pele ferida esfregar na parte interna das pontas.

6. Use preenchimento apropriado.

Existem muitas opções diferentes no mercado hoje em dia, mas ao escolher o estofamento para os dedos dos pés, procure algo que tenha tecido mínimo por baixo dos dedos. Muito volume aqui pode interferir com o posicionamento e o funcionamento dos pés. Qualquer preenchimento que você usar deve ser mínimo. O maior problema com a dor nas pontas é geralmente devido aos dedos do pé arranhando o sapato e os nós dos dedos esfregando na parte inferior da caixa. A maioria dos dançarinos então sente que precisa colocar algo no lugar para parar de esfregar. Porém, é muito melhor lidar com a garra em primeiro lugar, desenvolvendo a articulação do pé e força para os músculos corretos para manter os dedos longos no calçado. Arranhar indica o uso incorreto dos músculos flexores dos dedos longos, que podem levar a problemas na parte posterior do tornozelo, como impacto posterior. Se seus dedos estão arranhando, concentre-se em aprender como articular melhor o pé durante todos os aspectos da aula.

7. Mantenha seus sapatos fortes o suficiente.

Se você deixar algum acolchoamento nos sapatos depois de dançar, o suor pode amolecer a cola da caixa. Isso pode fazer com que o calçado enfraqueça e fará com que seu pé afunde muito no calçado. Certifique-se sempre de secar bem os sapatos entre cada uso, especialmente se você mora em um lugar muito úmido. Ter alguns pares para alternar durante a semana ajudará a prolongar a vida útil do sapato, especialmente se você estiver dançando na ponta todos os dias. Você também pode usar uma cola, como Hot Stuff ou Jet Glue para ajudar a endurecer o meio da haste e estender sua vida útil. Além disso, cada sapatilha de ponta pode ter algumas reencarnações, pode começar como uma sapata de desempenho, depois se tornar uma sapata de classe, depois uma sapata de ginástica / reabilitação, antes de finalmente a haste ser puxada para fora e se tornar uma sapata de meia ponta para o trabalho em sala de aula . Certifique-se de ter sapatos para cada estágio, para que você não use seus sapatos de classe mais fortes para fazer os exercícios articulados realmente profundos, especialmente quando você está fazendo mais de 4 ou 5 horas de ponta por semana.

8. Pré-enfraqueça suas sapatilhas de ponta.

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O pré-enfraquecimento (às vezes chamado de 'amaciamento') de seus novos sapatos nas áreas que você deseja que eles enfraqueçam ajudará a impedi-los de quebrar no meio da haste. É importante não cortar a haste, aquecê-la ou molhá-la, essas coisas podem ter sido feitas no passado, mas simplesmente não são mais relevantes. Pré-enfraqueça um pouco a haste na área da meia ponta para que você possa subir corretamente, e também amoleça embaixo do calcanhar para que a haste possa sentar perto do arco quando você estiver na ponta. Você pode conferir um vídeo sobre como fazer isso aqui. Apenas usar seus pés para enfraquecer os sapatos pode fazer com que eles quebrem no meio da haste, o que fará você começar a afundar e voltar para os sapatos, o que significa que você precisará substituí-los com mais frequência. A forma da ponta de cada pessoa é diferente, então meça onde o ponto de corte está em seu pé (onde o calcanhar se torna o arco), então enfraqueça a haste do sapato neste ponto para que fique nivelado contra o seu arco. Ele vai se sentir melhor, ter uma aparência melhor e também pode ajudar a prolongar a vida útil do seu sapato.

Por Rain Francis of Dance informa.

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